O que é ser mulher?

“Por muito tempo na minha cabeça me perguntei o que é ser mulher. Por muito tempo também não soube que tipo de atitude tomar pra me enquadrar naquele tal padrão "mulher de família". Foi quando eu me perguntei: se eu me privar de ir pra balada ficar bêbada, usar um shorts ou uma mini saia e aceitar uma carona no final da noite, romperia o meu vínculo com a minha família ?

Crescemos ouvindo coisas do tipo "mulher não pode fazer isso" ou "mulher não deve se vestir assim" entre outras que se ouvem diariamente. Nós somos aquelas que não podem usar um vestido no verão porque ao traçar um caminho com destino a sorveteria somos obrigadas a ouvir um "ô lá em casa" acompanhado de um olhar que nos causa medo de fazer o mesmo caminho de volta. Sim, é legal receber elogios, mas quando damos espaço para que isso aconteça, e estar de roupa curta, acredite, não significa isso.
Gostaria de saber o que se passa na cabeça de alguém que julga mulher como sexo frágil. Sabe, ouvimos também frases como "só podia ser mulher" quando o assunto é carro, direção ou por vomitar na saída de uma balada, como se nenhum homem nunca tivesse causado um acidente de trânsito ou passado mal pelo excesso de álcool. Podemos então chegar a conclusão de que ambos somos sexo frágil se os motivos do rótulo forem estes, certo ? Ou preferem esquecer essa expressão ?

Lidamos com os hormônios, aguentamos a pressão das pessoas a nossa volta que esperem que a gente se case e tenha filhos —mais de dois, se não for pedir muito— mesmo que a nossa única vontade seja de concluir a faculdade, ser bem sucedida profissionalmente, ou simplesmente viajar. Somos assediadas constantemente desde criança. Se transamos com um cara no primeiro encontro, nós somos as putas, as vagabundas, ou seja, não temos o direito de fazer sexo quando nos da vontade ? E se você não acredita que somos inferiores aos homens e que temos os mesmos direitos, você é taxada como "feminase". É difícil se expressar sem ser rotulada por escolher o que fazer da sua própria vida.
Mas independente de machismo, feminismo ou qualquer outra definição, somos mulheres. E por mais que seja difícil encontrar definição para o que é calmaria em tempestade em uma só pessoa, somos mulheres, e continuamos vivendo.

Nenhum comentário

Postar um comentário