Tudo passa, tomando chá ou cachaça.

Engano de quem pensa que os problemas quando se vão, se vão pra não mais voltar. E se um dia lhe disseram que é tudo fase, eu lhe digo, é verdade. Mas você acha que a sua vida é fácil assim e que você vai esquecer do que viveu a anos atrás? Olha, eu sou ser humano, errática, e posso lhe dizer, o motivo das lágrimas de ontem serão os mesmos após a lembrança, a diferença é que ontem você viveu, e hoje você apenas lembra, e quando algo se torna lembrança ela automaticamente se transforma em aprendizado.
Os erros são limitados, você errou ontem, hoje você ainda sofre, mas amanhã vai mais rir do que chorar. Eu li algo esses dias, uma dessas frases de impacto clichês que postam no facebook, sabe? Mas me chamou a atenção, dizia assim: "Para não se surpreender com o arrependimento é simples, valorize, ame e cuide enquanto há tempo." Quer verdade maior que essa?
No principio, somos como crianças ansiosas. Queremos que tudo venha o mais rápido possível, sonhamos em desfrutar de experiências, aproveitar a vida. Você é o protagonista da sua história, a pessoa mais importante dentro do seu mundo. Não se apegue ao medo ou indecisão porque, a longo prazo, isso se torna frustração, arrependimento por uma vida não vivida. Por isso, nunca deixe a criança que existe dentro de você morrer.
Não se prenda aos erros do passado, nem se alimente de nostalgias, a vida não espera quem tem medo de viver. A vida busca força de vontade, permita-se crescer.
As coisas nunca saíram fora do controle desde que você esteja em paz com sua própria consciência, antes e depois dos problemas.
Eu já errei muito, já aprendi com meus erros, já me decepcionei com minhas escolhas mas hoje, hoje eu saúdo ironicamente as pessoas que me pedem calma mas não sabem me acalmar.
Pessoas mudam, a vida muda, os amigos mudam, mas você só tem que seguir em frente. Porque como dizia o mestre Cazuza, o tempo não para.
Aprendi que tudo passa, tomando chá ou cachaça. Não se faça, pois a vida logo passa, tudo vai, tudo acaba. Bom ou ruim, tudo acaba. Tudo é fase, apenas uma temporada. Tudo chega ao fim. E a tempestade? Como sempre vai passar.
Sim, somos fábricas de clichês. Ideias como "tudo passa" estão aí desde que a humanidade inventou a linguagem. Filosofias, religiões e novelas inteiras foram feitas com essa ideia como ponto de partida. Mesmo assim, esse conceito é difícil de se entender. Se pensarmos bem, essa ideia que vemos muito em livrinhos de autoajuda, se abre a frente de uma pessoa desesperada. Não acho certo usar essa expressão como uma pílula reconfortante para os momentos ruins. Perdeu o emprego? Vai passar. Tomou um chute na bunda do amor "eterno"? Vai passar. Seu cachorrinho morreu? Vai passar. Sempre uma resposta pra um monte de tragédia da vida. Mas e se usássemos essa expressão nos momentos bons? Ganhou na loteria? Essa alegria vai passar. Achou o amor da sua vida? Não se anime, isso passa. A saúde está boa agora? É uma pena que isso também passe. Se é para darmos conselhos, se seja do jeito certo, com a verdade! Que é passageira também. E que não nos alimente com ela, então.
Tudo passa: até a verdade. Para o bem e para o mal. Vocês topam passar também? Não? Então me deixem passar sozinha. Vamos nos polpar dos clichês.
Não se animem. Tudo passa. Tudo passa, tomando chá ou cachaça.

Thaís Vasconcelos

Nenhum comentário

Postar um comentário