Agora que todo mundo voltou às aulas, acho que tô pronta pra dizer que: a faculdade não vei te deixar rico.
Já vinha devaneando no meu blog há um tempo sobre e, vendo a notícia da Sasha sendo estilista de marca famosa antes mesmo de entrar na faculdade, não tenho outra coisa pra dizer além de: a faculdade não vai te deixar rico. Ela vai, sim, aumentar sua expectativa salarial - que já não era das maiores - mas, pela terceira vez: a faculdade não vai te deixar rico.
Agora que eu e você estamos nos conformando que a faculdade não vai nos deixar rico (pela quarta vez!), dá até pra eu explicar melhor porque faculdade não faz gente rica.
Desde pequeno a gente, que é pobre, cresce ouvindo que temos que fazer faculdade. Primeiro, para sermos alguém na vida (gente sem faculdade se torna, no seu aniversário de trinta anos, protozoário - lei da vida!). Cê passa dezoito anos da sua vida abdicando de coisas que poderiam te fazer feliz para, enfim, entrar numa faculdade. No começo, tá tudo encaminhado pra dar certo. Mas você olha pro lado e aquele menino chato, chato pra caramba, que conversa a aula toda e tá nem aí com nada, acabou de voltar da Indonésia, tá quase fechando o mapa do mundo. Caralho, iPhone 6s, que pai bom ele tem! 23 anos, carro do pai, iphone do pai, intercâmbio do pai, empresa do pai, indicação do pai mas o trabalho é dele! Na entrevista mete que conhece todos os continentes, consegue sua vaga falando um inglês bonito, que aprendeu em Oxford, e consegue continuar rico.
Se você olhar a lista dos presidentes das maiores companhias brasileiras, verá que figurarão três tipos de caras: os que têm sobrenome quatrocentão, os que se formaram em boas faculdades e os que têm sobrenome quatrocentão e se formaram em boas faculdades. Daí cê já tira que não adianta, moleque, achar que vai entrar no Mackenzie e ficar rico porque todo mundo que você conhece que saiu do Mackenzie tá morando em Perdizes. Não, você vai continuar morando no Grajaú mas com um salário legal, cinco pau por mês, o preço do apê que seu colega mora na Borba e o pai banca. A faculdade não vai te fazer rico (já disse isso antes?) mas sim diplomar pessoas ricas. É pra isso que ela serve. Manter o status quo e segregar pessoas em ~boas~ faculdades e faculdades ~ruins~, normalmente relegadas àquele mesmo pobre que abdicou de dezoito anos de sua vida pra fazer uma faculdade.
A gente vai vendo, vai vivendo, vai convivendo com uma galera estranha, que rasga dinheiro (quase que literalmente) e, que mesmo tendo brincado a vida toda de estudar, está na mesma faculdade que você (12 pontos de 60 num vestibular, pra dizer que o burro é o cara do ProUni que entrou pelo Enem, acertando 130 questões de 180) e mais: vai ter um patrimônio muito, muito maior que o seu.
A faculdade vai te fazer passar raiva porque você vai dar teu melhor e na entrevista vão te pedir o intercâmbio que você não pode pagar. A faculdade vai te fazer passar raiva porque a professora vai colocar atividade extra em um horário arbitrário que coincide com o do seu estágio. A faculdade vai te fazer passar raiva, porque cê vai olhar pra algumas pessoas e dizer "pelo menos eu sou esforçada" e depois descobrir que, enquanto você ralava nas férias, ele estava fazendo a eurotour 2016 dele. A faculdade vai te fazer passar raiva e pior: não vai te deixar rico.
Parabéns, falo tudo!!
ResponderExcluir